Universidade Federal Fluminense

Prontuário Eletrônico da Pessoa Simulado PEPSim

PEPSim é uma plataforma de ensino-aprendizagem-avaliação experiencial para desenvolver habilidades de documentação no prontuário eletrônico da pessoa simulado (PEPSim), bem como de raciocínio clínico, por meio da utilização segura e eficaz de diversos e autênticos casos de pacientes.

Aprendizagem interprofissional baseada em caso,

incluindo documentação no PEP, a qualquer hora e lugar

Saúde Centrada na Pessoa

O PEPSim oferece casos clínicos sobre a pessoa com base em evidências e experiência real da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS)

Educação Interprofissional

O PEPSim é uma ferramenta para a interprofissionalidade na formação e trabalho em equipe e, consequentemente, para o desenvolvimento de habilidades à prática colaborativa na Rede de Atenção à Saúde (RAS), assim como na rede intersetorial.

 

Inteligência Analítica em Saúde

O PEPSim é uma ferramenta para o ensino-aprendizagem-avaliação sobre o uso de técnicas de integração, mineração e análise de dados para a identificação de padrões de cuidado de saúde à pessoa/população.

 

Simulação Clínica

O PEPSim é uma plataforma de suporte ao treinamento presencial no laboratório de simulação.

 

Sala de Aula

O PEPSim é uma plataforma cujos casos clínicos são tópicos de ensino teórico e também teórico-prático no contexto de um prontuário eletrônico da pessoa. 

 

Treinamento de Equipe

No PEPSim, os casos clínicos são simulados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), visando qualificar a formação de profissionais e trabalhadores da Saúde. O PEPSim pode ser acessado a qualquer hora e lugar, em qualquer dispositivo, conforme interesse e necessidade de quem estuda.

Integração com o Currículo

No PEPSim, o caso clínico pode ser utilizado ao longo do currículo conforme o nível de complexidade de cada etapa.

PEPSim: Comitê Gestor

A plataforma PEPSim é um projeto dinâmico e colaborativo na UFF, envolvendo várias áreas. Os materiais nesta plataforma são criados ou adaptados para oferecer suporte ao seu acesso básico e navegação no PEP. Um nome de usuário e senha são obrigatórios. Para mais informações por favor veja nossa página sobre o Comitê Gestor.

Por questões éticas e legais, reiteramos nossa responsabilidade e transparência no tratamento dos seus dados pessoais no PEPSim (IdUFF, nome completo, logs, ReCOP, histórico de navegação na internet, etc) que são expressão do processo ensino-aprendizagem-avaliação, igualmente também no desempenho do nosso papel enquanto instituição de ensino, pesquisa, extensão e assistência. , gostaríamos de pedir o seu consentimento para armazená-los e utilizá-los (os seusdados) com toda segurança e privacidade.

Além da LGPD, conforme a Resolução CNS 510/2016, no Artigo 2º, item XVI, por ser a atividade no PEPSim realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de estudantes ou profissionais em processo de ensino-aprendizagem-avaliação, os estudos produzidos com base nos dados devidamente anonimizados coletados no PEPSim não têm necessidade de submissão prévia de seus protocolos  ao Comitê de Ética em Pesquisa.  

Isto posto, ao se cadastrar e acessar o PEPSim você sinaliza que concorda com o uso seguro e responsável de suas informações pela UFF, além de pressupor o conhecimento sobre as práticas estipuladas na Política de Privacidade do PEPSim.

LGPD
PEPSim_devices

Estude em qualquer dispositivo!

Os casos clínicos em PEPSim, desenvolvidos com base em evidência científica, abordam aspectos fundamentais do atendimento à pessoa (fictícia), incluindo documentação, comunicação interpessoal (com paciente) e interprofissional (equipe de saúde e demais), análises de qualidade, pedidos, prescrição de medicamentos e de intervenções de enfermagem, assim como reconciliação, entre outros.

Exemplos de Casos Clínicos

LGBT+

Você faz estágio na Estratégia de Saúde da Família e está aprendendo também a atuar em equipe. Jenny, 25 anos, pessoa transgênera feminina,  tem interesse em saber dos serviços oferecidos na Unidade. Ela ainda não trocou o nome em seus documentos e neles constam seu nome masculino: Zadoque. Ela está recente na transição (hormonioterapia), veste camiseta e jeans, bem como ainda produz pelos faciais (os quais estão expostos). Ela parece tímida, agitada, muito ansiosa e não olha ninguém nos olhos. Jenny informa ter tido uma relação sexual desprotegida há uma semana e está preocupada quanto ao diagnóstico de HIV.

Jenny

recepcionista, Marketing Social

Cuidados Intensivos

Diagnosticado como  hipertenso leve e está em uso de enalapril 20 mg/d. É tabagista (40 maços/ano). Devido ao seu quadro clínico, está em uso de paracetamol e, atento à circulação intensa do SARS-COV–2 em seu município, já estava seguindo medidas de isolamento domiciliar para evitar a transmissão viral. Entretanto, no quarto dia de doença, notou piora do quadro clínico, com sensação de desconforto respiratório e prostração. Levado por seu filho à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da sua região, deu entrada alerta, orientado, com taquipneia e leve esforço respiratório.

Luiz Gama

Mestre de Obras, Palmares, Inc

pediatria

Paciente diagnosticado com com encefalopatia crônica não-progressiva. Desde o nascimento apresentou hidrocefalia cuja causa não foi
definida. O tratamento instituído à época foi a derivação ventrículo-peritoneal (DVP).  O paciente segue um plano terapêutico interprofissional com a enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Aluízio Calon

estudante, Escola Fundamental Santa Sara

Comece agora!

Caso clínico centrado na pessoa? Vamos cuidar colaborativamente!

// Código adicionado para exibir corretamente os elementos http quando acessado com https (ou vice versa) Skip to content