PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DA PESSOA SIMULADO (PEPSIM)

GUIA DE USO
Comece

Apresentação

Este greve guia de uso tem como objetivo auxiliar docentes, estudantes, profissionais e gestores(as) de todas as áreas nas quais acontece o encontro clínico na utilização deste Prontuário Eletrônico da Pessoa Simulado, um recurso para o ensino-aprendizagem-avaliação sobre a documentação e inteligência clínica do cuidado de saúde centrado na relação paciente-profissional.

O que precisa

Smartphone ou
Desktop ou
Tablet ou
Notebook

Horário

24h/7 dias da semana

Simulação

etapa1

registro

O login é a sua identidade UFF. Sugere-se que o lançamento dos dados no PEPSim seja pelo(a) docente ou por estudantes de períodos mais avançados na clínica (estudos de caso, por ex). Sugere-se que estudantes de períodos iniciais ou pessoas ainda sem habilidade no registro eletrôncio usem o PEPSim para a leitura e discussão de casos. 

De qualquer modo, o acesso ao PEPSim é exclusivo para a comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio
dos logins e senhas vinculados ao CPF do(a) usuário(a), conforme estabelecido pela política de senhas da universidade.

No PEPSim, ao acessar, o(a) usuário visualiza a agenda. Pelo menu, seleciona “Pacientes” e inicia a busca. Quando localiza o(a) paciente, abre o painel ou dashboard.

Observe as abas dos menus e suas funcionalidades

abas de comandos

Etapa 2

O PEPSim permite o registro dos atendimentos/acompanhamentos de pacientes fictícios, mas cujos dados podem ser reais ou extraídos de artigos científicos ou livros textos.

cool Sigilo das informações

Embora se trate de paciente fictício em um prontuário eletrônico exclusivo para o processo ensino-aprendizagem-avaliação, as informações inseridas no PEPSim também são de acesso restrito, podendo ser acessadas exclusivamente pelos(as) docentes e estudantes envolvidos com uma determinada coorte de pacientes. Além disso, as informações não devem ser compartilhadas em conversas digitais (prints de tela) ou redes sociais de forma não autorizada. Compartilhamentos sociais são permitidos apenas para as finalidades pertinentes, tais como comunicação docente-estudante e divulgação científica.

Ética, deontologia, lei geral de proteção de dados, direito do(a) paciente ao sigilo são parte do que se pode e deve aprender no uso do PEPSim. Todos e todas devem estar cientes de sua responsabilidade no acesso e uso destas informações. Vale lembrar e que todos e todas que possuem senha de acesso aos sistemas da UFF declaram concordar com as obrigações derivadas e ficam sujeitos a sanções administrativas e penais caso
desrespeitem os preceitos éticos no uso das informações. 

encontre paciente

Etapa 3

Para qualificar o tipo de acesso, assinale na caixa Categoria de Consulta (mesmo que seja um paciente internado[a]),  uma das opções.
Atenção: se não for indicada a categoria, nenhum campo do Prontuário Eletrônico será habilitado para preenchimento.

no caso de admissão

Etapa 4

É parte do aprendizado sobre a legalidade/responsabilidade de um registro das ações clínicas pelo(a) profissional.

indicar profissional assistente

Etapa 5

O PEPSim, tal como demais prontuários clínicos segue o modelo:  Prontuário Orientado por Problemas e Evidências (POPE). Assim, cada encontro clínico toma como referência a Lista de Problemas (ou Anotações do Paciente aqui), bem como Motivo da Visita e “Anamneses” prévias que no PEPSIM referem-se às notas de evolução no modelo SOAP (S=dados subjetivos, O=dados objetivos, A=avaliação, P=planos).
Cabe ressaltar que o POPE é um modelo de prontuário que visa aprimorar o raciocínio clínico.

ReCOP

Etapa 6

Esta etapa pode ser uma das primeiras. O painel ou “dashboard” sintetiza e apresenta as principais informações da pessoa. É recomendável consultá-lo antes do encontro clínico. 

dashboard

Etapa 7

Uma vez que o POPE é um referencial  do PEPSim, o problema (ou diagnóstico [CID, CIPE, CIAP2, Snomed, etc) da pessoa (ou paciente) representa o limite de certeza propiciado pela evidência disponível e deve ser algo relevante que demanda ação específica e imediata, visando o diagnóstico (caso não estja firmado), tratamento ou prevenção.

registro do(s) diagnóstico(s) ou problema(s)

Etapa 8

O PEPSim não possui ainda a maioria dos vocabulários taxonômicos elaborados para registro de dados em saúde. Caberá a cada usuário(a) incluir o termo e seu respectivo código manualmente a cada registro e que isso for necessário.

registro do diagnóstico

Etapa 9

No PEPSim, é possível acessar os registros anteriores e assim obter a história clínica pregressa do(a) paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a queixa atual.

história pregressa

Etapa 10

No PEPSim, há vários tipos de dados e diferentes formas de apresentação. Por exemplo, os sinais vitais podem ser visualizados em gráficos, indicando a tendência. Também podem ficar disponíveis as imagens de exames de tomografia computadorizada, radiologia e
ultrasonografia, por ex.

outros registros

Etapa 11
exemplo de SOAP

 

O S.O.A.P. é um acrônimo utilizado em um Prontuário Orientado por Problemas e Evidências.  SOAP: subjetivo, objetivo, avaliação e plano. Também pode ser referido como Registro eletrônico Clínico Orientado por Problemas (ReCOP).

ReCOP

Etapa 12

O plano terapêutico, preferencialmente, é feito com o(a) paciente e para o(a) paciente, de acordo com as necessidades diagnosticadas. Mesmo no PEPSim com pacientes fictícios!

O plano é mais do que a prescrição dos medicamentos, podendo incluir metas a serem alcançadas, dicas e orientações que incrementem o cuidado com a saúde.

registro do plano/prescrição

Etapa 13

SBARA ferramenta SBAR estrutura a comunicação entre profissionais, reduzindo as chances de erros e omissões durante a conversação profisional. SBAR é um mnemônico para Situação, Breve Histórico, Avaliação (ou Diagnóstico) e Recomendação compondo uma estrutura de comunicação. 

SBAR ou sumário de alta

Embora o PEPSim já esteja acessível para toda a UFF, ele se encontra ainda em fase de desenvolvimento, necessitando de mais colaboradores(as) que se somem aos trabalhos de aprimoramentos nas funcionalidades já existentes, como também na introdução de novas funcionalidades no prontuário eletrônico da pessoa.

Isto posto, este breve guia de uso representa uma estratégia do Comitê Gestor no sentido de promover a implantação do PEPSim nas disciplinas dos cursos desta universidade. Para tanto, precisamos da sua colaboração. Dúvidas ou contribuições de aprimoramento do PEPSim podem ser
encaminhadas para o meu email: isabelcruz@id.uff.br

Bons estudos!

Profa. Dra. Isabel Cruz

Titular (1994), Universidade Federal Fluminense

Aprenda fazendo!

Disponível!

7 dias da semana

24h

Janeiro a dezembro

365 dias!

Contato

Coordenação

Profa. Dra. Isabel Cruz (pro tempore)

email

isabelcruz@id.uff.br

Endereço

STI-UFF

// Código adicionado para exibir corretamente os elementos http quando acessado com https (ou vice versa) Skip to content