Competências & Objetivos
PEPSim no desenvolvimento de competências sobre o prontuário eletrônico da pessoa no ambiente de saúde digital
Saúde Digital
atua como profissional no ambiente digital de saúde.- Descreve os riscos e benefícios do PEP para pacientes, seus cuidadores e equipe de saúde.
- Descreve a tecnologia PEP em diferentes pontos da RAS.
- Explica as limitações potenciais do PEP e seu impacto no atendimento.
- Explica como o PEP pode facilitar o fluxo de trabalho, a priorização e a coordenação do cuidado dentro da equipe interprofissional.
- Explica a importância da governança da informação e proteção de dados no contexto do PEP.
- Descreve a própria responsabilidade em responder ao software de suporte à decisão clínica.
- Mantém a responsabilidade por suas próprias ações no ambiente digital.
Acesso a Dados
acessa e interpreta dados do paciente para a tomada de decisão informada.- Acessa dados eletrônicos em um ambiente de saúde e na interface de atendimento.
- Planeja e revisa cuidados clínicos, igualmente toma decisões com base nos dados acessados dentro do PEP.
- Avalia a precisão dos dados e identifica lacunas quanto à integridade da documentação.
- Demonstra respeito pelo consentimento, privacidade e confidencialidade do paciente quando acessa dados.
- Demonstra consciência das responsabilidades profissionais com relação à proteção do acesso adequado aos dados.
Comunicação
comunica-se assertivamente com profissionais e pacientes no ambiente de saúde digital.- Usa a terminologia adequada (CID, CIPE®, CIAP2, etc) ao documentar no PEP
- Documenta informações relacionadas ao encontro clínico
- Documenta as informações sobre educação em saúde para os pacientes e seus cuidadores
- Comunica-se de forma eficaz com demais profissionais de saúde por meio do PEP
- Comunica solicitações de testes e investigações com ou para o(a) apropriado(a) destinatário(a)
- Comunica-se com a (s) pessoa (s) apropriada (s) quando houver necessidade de cuidado mais complexo
- Comunica-se de forma eficaz durante o encontro clínico, em uso do PEP.
- Mantém o envolvimento do paciente ao usar o PEP.
Pontefract, S.K., Wilson, K. Using electronic patient records: defining learning outcomes for undergraduate education. BMC Med Educ 19, 30 (2019). https://doi.org/10.1186/s12909-019-1466-5
Geração de Dados
Gera dados para e sobre pacientes dentro do PEP- Responsabiliza-se pela necessidade dos dados que gera.
- Demonstra respeito pelo consentimento, privacidade e confidencialidade do(a) paciente durante geração de dados.
- Gera dados que são necessários e completos
- Revisa, implementa e documenta os planos de tratamento ou cuidado.
- Documenta a prescrição, dispensação ou administração de medicamentos para pacientes dentro das atribuições de sua profissão, de acordo com a legislação e as normas de boas práticas
Trabalho Interprofissional
Trabalha em equipe utilizando o PEP- Demonstra respeito pelos requisitos do sistema quanto à identidade e funções profissionais e ao trabalhar com outros profissionais de saúde.
- Demonstra coordenação eficaz dentro e entre as equipes de saúde quanto ao cuidado.
- Demonstra a tomada de decisão compartilhada com outros profissionais de saúde no contexto do PEP
Monitoramento & Auditoria
Monitora e melhora a qualidade e segurança em saúde.- Usa os dados do(a) paciente e da prescrição para o monitoramento e auditoria sobre melhoria da qualidade
- Gradua e relata impressões identificadas por monitoramento sobre a função ou capacidade do PEP
- Documenta as reações adversas a medicamentos e relate-as usando o PEP, se necessário.
- Respeita a ética da pesquisa no uso dos dados coletados do PEP
Usando o PEPSim no currículo
Treinamentos
Ciências Básicas
Ciências Clínicas
Ciências Clínicas Avançadas
Saúde das Populações
Informática em Saúde
Individual
Orientação sobre o Pronturário Eletrônico (PE)
RCOP/ReSOAP
Prescrição eletrônica
Feedback do(a) docente
Equipe Interprofissional
Educação Interprofissional
Projeto terapûtico singular
Seminário
SBAR
Introdução ao Prontuário Eletrônico da Pessoa/RCOP
- Processamento de Linguagem Natural
Integração de Casos Clínicos:
- em grupo ou seminários
Uso na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) e na Apendizagem Baseada em Equipe (ABE)
Casos longitudinais
Casos iterativos
Exercício com casos clínicos padronizados
Identificação e correção de “falhas” nos casos clínicos
Sessões clínicas
Revisão de casos conforme problema clínico ou especialidade
Registro do encontro clínico:
- O encontro clínico mediado pelo PEP (triângulo paciente-PEP-profissional)
- Histórico/Anamnense
- Diagnóstico/Problema
- Prescrição/Plano
- Evolução
- Avaliação formativa
Sistema de apoio à decisão clínica
ReSOAP/RCOP
Gerenciamento de casos crescentemente complexos
- Machine learning
Avaliação formativa
Preparação para Residências e Pós-Graduações
ReSOAP/RCOP
- Deep Learning
- Processamento de Linguagem Natural
Documentação das Atividades Profissionais Confiáveis (APC)
Medidas de Qualidade e Equidade
Disparidades em Saúde (raça, gênero, sexo, etc)
- Análise de Dados de Cidadania
Sala de Situação
Estratificação de Risco
Bioestatística aplicada
Bases de dados em saúde
- Big data
- Análise de Dados de Cidadania
Sistemas de informação em saúde
Prontuário eletrônico do(a) paciente/RCOP
- Processamento de Linguagem Natural
Imagens médicas
Telemedicina e telessaúde
Padrões de normalização em informática em saúde
Gestão e economia em saúde
Aprender a registrar no PEP o encontro clínico, com precisão.
Ementa de interesse para a área da saúde: corrigir / atualizar dados demográficos (incluindo dados sensíveis), entrevista, exame físico, tratamento, sobre familía e rede de suporte social, alertas de alergia e listas de problemas ou diagnósticos. Prescrição e conciliação de medicamentos. Implementação das diretrizes de prevenção e doenças crônicas no contexto do PEP, educação em saúde, encaminhamentos e plano de alta. Agendamento de consultas, solicitação de parecer de especialistas, exames laboratoriais, estudos de imagens estudos.
Análise de dados
Usabilidade
Um exemplo de atividade:
Faça login no aplicativo PEPSim.
Encontre seu/sua paciente na lista de pacientes.
Encontre as principais queixas quando ele / ela foi internado(a).
Encontre e avalie o primeiro registro de sinais vitais na admissão.
Encontre o diagnóstico médico primário, assim como o(s) diagnóstico(s) de enfermagem prévio(s).
Com base no seu caso clínico, insira os dados subjetivos, os dados objetivos e os seguintes dados na folha de sinais vitais: pressão arterial (101/58 mmHg); freqüência cardíaca (61 batimentos por minuto); frequência respiratória (25 larguras por minuto); e temperatura corporal (36,2oC).
Sair.
Avalie os dados e registre o(s) problema(s) ou diagnóstico(s) do paciente.
Faça o log out
Fonte: Choi M, Lee HS, Park JH. Usability of Academic Electronic Medical Record Application for Nursing Students’ Clinical Practicum. Healthc Inform Res. 2015 Jul;21(3):191-5. doi: 10.4258/hir.2015.21.3.191. Epub 2015 Jul 31. PMID: 26279956; PMCID: PMC4532844. (traduzido e adaptado por Isabel Cruz)
Exemplo de rubrica de avaliação
Critério | 3 | 2 | 1 | 0 | Pontos |
---|---|---|---|---|---|
O caso clínico simulado está documentado no PEPSim | Todo o caso clínico simulado está documentado corretamente no PEPSim | 75% do caso clínico simulado está documentado corretamente no PEPSim | 50% do caso clínico simulado está documentado corretamente no PEPSim | < 50% do caso clínico simulado está documentado corretamente no PEPSim | |
Vamos trabalhar em colaboração!
O PEPSim só funcionará devidamente com a participação de vários, se não todos, cursos da área da saúde e de áreas correlacionadas aos dados da pessoa e da gestão em saúde.