NOSSO TRABALHO
SOBRE O PEPSim
Estudantes aprendem a registrar o raciocínio clínico no prontuário eletrônico em prática com pacientes virtuais na sua trajetória de atendimento na Rede de Atenção à Saúde.
Nosso referencial quanto ao Prontuário Eletrônico é a centralidade da relação terapêutica pessoa-profissional de saúde, com base em evidência
PEPSim uma plataforma de aprendizagem interativa que consiste em uma variedade de casos clínicos para a capacitação quanto ao registro eletrônico, bem como ao raciocínio clínico. Igualmente, novos casos podem ser incluídos para se adequar ao momento do currículo e da disciplina.
Estudantes dos mais diversos níveis de formação em saúde, bem como de áreas relacionadas, podem aprimorar suas habilidades para o registro da entrevista, exames físicos, diagnósticos e problemas, assim como sobre tratamento, seguimento e educação em saúde de pacientes. PEPSim oferece recursos para a capacitação em ciências de dados, informática e desenvolvimento, entre outras áreas de tecnologias da informação e computação. Com foco também no trabalho em equipe interprofissional e intersetorial, PEPSim é uma plataforma que possibilita o desenvolviento das habilidades de tomada de decisão e competências em um ambiente clínico virtual que simula a experiência do(a) paciente.
Nossos Valores
Experiências clínicas compassivas, inovadoras e simuladas de aprendizagem na formação e educação permanente em saúde que propiciam colaborações interprofissionais, bem como intersetoriais, visando resultados equânimes de saúde para diversas pessoas e comunidades.
Paciente-Estudante-Docente
O processo ensino-aprendizagem-avaliação é centrado no(a) estudante & no(a) paciente
Aprendizagem Baseada em Problema e Caso Clínico
Com estas abordagens, por meio do PEPSim, a equipe interprofissional de estudantes propõem colaborativamente soluções para os problemas do(a) paciente, identificando questões de aprendizagem, analisando criticamente o processo de trabalho e sintetizando novas informações.
Educação Interprofissional
À tradicional equipe interprofissional de saúde, por meio do PEPSim integram-se estudantes das profissões que impactam o cuidado da pessoa, assim como o Sistema de Saúde, como por exemplo, a professora de uma criança ou a cientista de dados.